Visagismo e beleza sustentável em Estética

Texto: Marina Alves Lima e Sabrina Confortini (Agência FOCS / Jornalismo Uniso)

O curso de Estética e Cosmética promoveu, na última semana, mais duas edições de seus projetos integradores, como são chamados os eventos interdisciplinares, já tradicionais, que têm como objetivo integrar estudantes de diversos semestres. Pela primeira vez na modalidade virtual, devido às imposições da pandemia, os eventos tiveram como temáticas o visagismo — a arte de construir uma imagem pessoal harmonizada — e a beleza sustentável, associada a uma moda mais amigável em relação ao meio ambiente.
O primeiro evento, transmitido no dia 18, reuniu estudantes do quinto semestre do curso, todos envolvidos na transformação da imagem de voluntários. Já o segundo, realizado no dia 21, congregou alunos do terceiro e do primeiro semestres, para desenvolver maquiagens e penteados associados a vestidos de noivas e acessórios sustentáveis, também idealizados pelos estudantes. No total, 55 alunos participaram dos dois eventos, incluindo calouros que acabaram de ingressar na Universidade e, mesmo assim, já estão colocando a mão na massa.
Para Bianca Dionizio, 18, que ingressou no curso ainda neste semestre e participou da atividade voltada à sustentabilidade, iniciar a faculdade já com um projeto desses em mãos é desafiador, mas também um grande incentivo. “Foi complicado colocar todas as ideias em prática”, ela reconhece, “mas participar desse projeto, que juntou tantas coisas que eu amo, como maquiagem e moda, foi incrível de muitas maneiras. Eu nem consigo expressar!”.
Já para Fabrícia Barbosa, 26, e Mariana Ferreira, 21, que estiveram envolvidas na atividade voltada ao visagismo, o evento reforçou a questão da responsabilidade profissional, por envolver a autoestima de outras pessoas, e também as ajudou a desenvolver novos olhares sobre a profissão. “Para mim, foi muito legal trabalhar com o visagismo na cosmética; nós tivemos a oportunidade de aprender a reparar em coisas nas quais geralmente não repararíamos”, conta Mariana. Fabrícia complementa: “Ver os trabalhos das outras estudantes também somou, bem como ouvir os feedbacks dos professores.”
Em decorrência da pandemia, todo o evento foi organizado e conduzido à distância, por meio de aulas síncronas online (em tempo real) e em grupos nas redes sociais, com professores e estudantes. Dessa maneira, o evento emulou as dificuldades enfrentadas pelo próprio mercado.

Construção da imagem e interdisciplinaridade
No dia 18, além da apresentação dos resultados obtidos com as modelos, o evento contou também com o registro de todo o processo: os dossiês contendo as análises de cada modelo, os bastidores da construção das respectivas imagens e as transformações finais.
Tudo isso, como explica a docente responsável pelo projeto, a professora mestra Célia Marisa de Oliveira Ramos, exige uma abordagem interdisciplinar: “O visagismo, como é chamada a arte de construir uma imagem para um indivíduo, não envolve apenas as áreas da beleza, mas outras, como a Antropologia, a Comunicação e até a Anatomia. Quanto mais conhecimento um visagista tiver, mais ele conseguirá contribuir para a construção da imagem de uma pessoa, levando em conta todas as características pessoais e até mesmo questões comportamentais ligadas ao temperamento, à etnia, à cultura e à religiosidade.”

Beleza e sustentabilidade
Já no dia 21, foi exibido um desfile de moda com o título Noivas Sustentáveis, em que todas as modelos usaram vestidos e acessórios reciclados, elaborados a partir de materiais descartáveis. O desfile foi seguido de um making of com os registros do processo de criação de cada look, incluindo penteados e maquiagens.
“O projeto Noivas Sustentáveis”, conta a professora, “teve como intuito desenvolver a criatividade, a consciência e a responsabilidade com relação ao nosso meio ambiente. Isso gera consciência para que o profissional da área da Estética possa se inserir nessa tendência de busca pela sustentabilidade na moda e na indústria da beleza.”
Para conhecer mais sobre o curso de Estética e Cosmética da Uniso, clique aqui: http://uniso.br/graduacao/curso/apresentacao/35.

Eventos contaram com apresentações dos alunos no formato online