EspecialÚltimas Notícias

Lançado o Parque Tecnológico da Uniso

Principal instituição de ensino da Região, a Uniso acaba de lançar o Uniso Tech, um Parque Tecnológico criado para conectar o mercado regional e o ambiente universitário com soluções inovadoras para as empresas.
Na prática, o Uniso Tech será um núcleo colaborativo voltado a negócios, mediante a articulação de uma rede de parceiros que tenham em comum o interesse em promover ideias e projetos inovadores. Universidade, empresas privadas, startups, entidades e instituições ligadas ao empreendedorismo terão um espaço para articular parcerias, cada um contribuindo com sua especialidade. Nesse ambiente, ideias e soluções serão testadas e aplicadas de forma mais eficiente, gerando um know how que poderá beneficiar toda a economia regional, com apoio técnico de alunos e professores.
Isso será possível ao conhecimento produzido pela Universidade em seus mais de 60 cursos de Graduação e na área de Pesquisa e à estrutura laboratorial, que conta com mais de cem espaços de estudo e pesquisa, dentre eles os Sthemda Lab (foto), laboratório interdisciplinar com estrutura para criação e teste de protótipos e design de materiais, e Sthemda Agency, ambiente para ideação de projetos.

PARCERIAS
A construção da rede de parceiros, fundamental para promover as conexões no ecossistema, já começou. O SEBRAE confirmou sua participação no Uniso Tech e irá contribuir com toda sua experiência em capacitação voltada ao empreendedorismo.
Uma das frentes de atuação será o apoio à estruturação de Arranjos Produtivos Locais, baseados nos perfis e oportunidades de negócios que mais se destacam na região. O setor de Agronegócios, por exemplo, é um dos mais promissores, com cerca de 40 segmentos de atividades. Negócios nas áreas de metal e mecânica, de cerâmicas e de turismo, dentre outros, também estão entre as vocações regionais que poderão ser fomentadas com o Uniso Tech.
A depender das soluções buscadas, com base no diagnóstico de problemas apresentados pelas empresas, os cursos poderão para dar sua contribuição, de acordo com os saberes de cada área.

FORMAÇÃO
Toda a Universidade está envolvida nesse projeto. O primeiro semestre letivo de 2021 teve início com a capacitação dos professores no tema empreendedorismo, o que deverá ser estendido também aos alunos.
De acordo com o Reitor da Uniso, professor Rogério Profeta, trata-se de um amplo trabalho formativo para fortalecer a cultura da inovação dentro da Universidade. “Essa é uma tendência mundial na Educação. Nos últimos anos, a Uniso tem se estruturado para oferecer ferramentas de apoio à inovação, com capacitação para professores, alunos, ex-alunos e funcionários. Já temos um núcleo próprio, responsável por articular essas ações referentes à inovação e, agora, com o Uniso Tech estamos dando mais um passo para integrar o conhecimento acadêmico e projetos inovadores que impulsionem a economia regional”, afirma o Reitor.
No ano passado, a Uniso realizou Innovation Year 2020, um programa colaborativo que envolveu toda a comunidade acadêmica para a discussão de melhorias internas, que resultou em diversas ações em andamento. A edição de 2021 já começou com a capacitação dos professores.
Na área acadêmica, a temática da inovação também está sendo incorporada aos componentes dos cursos, para que aos alunos tenham recebam essa formação durante toda a Graduação.

COMO PARTICIPAR
Empresas, empreendedores, alunos e ex-alunos podem se inscrever para participar do Uniso Tech. As opções de participação estão disponíveis no site http://unisotech.uniso.br/

ONDE FICA
Cidade Universitária da Uniso, 3º andar do Bloco F.

OUTRAS INFORMAÇÕES
unisotech.uniso.br