Pesquisador formado na Uniso ganha destaque em reportagem

O pesquisador premiado Gustavo Henrique Costa Varca, 34 anos, formado no curso de Farmácia da Uniso, faz parte de um seleto grupo de cientistas que passaram pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), vinculado à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e gerido pela Comissão Nacional de Energia Nuclear, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.
Varca foi citado como exemplo em uma reportagem sobre a Pós-Graduação em Tecnologia Nuclear do Ipen/USP. “Sinto-me muito privilegiado de ter estado no Ipen”, comentou. “O Ipen tem visibilidade internacional; é reconhecido como uma autoridade na área.”
Como apresenta a reportagem, Varca concluiu doutorado em Tecnologia Nuclear no Ipen/USP em 2014, “sob orientação de Ademar Lugão, um dos pesquisadores mais veteranos da casa, trabalhando no desenvolvimento de hidrogéis contendo moléculas farmacológicas para o tratamento de feridas. Na sequência, engatou dois pós-doutorados, de 2015 a 2019, ganhou prêmios, publicou dezenas de trabalhos, e hoje é gerente de novas aplicações na E-Beam, uma empresa de tecnologia nuclear no Estado de Nova Jersey, nos Estados Unidos.”
O gosto pela ciência surgiu dentro da Uniso, já que desde o primeiro ano do curso de Farmácia, em 2004, ingressou no Programa de Iniciação Científica para não mais abandonar esse universo fascinante.
“Existem universidades que até dão as bolsas de estudos para a iniciação científica, mas não oferecem condições para pesquisa. A Uniso sempre ofereceu condições para o desenvolvimento das pesquisas com orçamento para aquisição dos materiais necessários, além de oferecer corpo docente de excelência”, destacou o doutor Varca ao elogiar a postura da Universidade de Sorocaba. “Durante as minhas férias na Graduação da Uniso, aproveitava para realizar experimentos no Laboratório de Farmacotécnica da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, porque as escolas eram parceiras na pesquisa”, conta.

Acesse a reportagem sobre o pesquisador no Ipen, clique aqui.

Conheça mais sobre o pesquisador, confira a reportagem publicada no blog do Uniso Ciência, clique aqui.

Gustavo Varca, formado no curso de Farmácia, atua nos EUA. Foto: Divulgação