Alunos podem avaliar as práticas docentes
Até 2 de novembro, os alunos podem avaliar as práticas dos professores nas aulas ministradas com o apoio das plataformas virtuais. A avaliação busca identificar as potencialidades e fragilidades, visando provocar reflexões e contribuir para o aperfeiçoamento das práticas docentes na Uniso.
O questionário é composto por oito quesitos, que tratam da adequação das atividades nas plataformas digitais, das habilidades dos professores, da assiduidade e pontualidade, da adequação, quantidade e qualidade do material disponibilizado, da aplicação das avaliações, da clareza e do estímulo.
Em cada quesito, o aluno avaliará o desempenho de seus professores em cada componente curricular assinalando uma das seguintes opções de resposta: Muito Ruim, Ruim, Regular, Bom, Muito Bom ou Não Posso Avaliar. Também foram incluídas as atividades de supervisão/orientação, como Prática de Pesquisa e Atividades Complementares.
Esse trabalho é realizado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), a partir dos instrumentos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), vinculado ao Ministério da Educação, em consonância com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), composto pela avaliação das instituições, dos cursos, e pelo Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes (ENADE).
Como avaliar?
O questionário está disponível na Área do Aluno, opção Avaliação Institucional, e no AppAluno, que pode ser baixado no sistema operacional Android ou IOS, a partir da loja de aplicativos, por meio da pesquisa UNISO. Em caso de dúvida, o estudante deve entrar em contato com com a Comissão Própria de Avaliação da Uniso: cpa@uniso.br.