16 de outubro de 2024
Últimas NotíciasVida Universitária

Uniso sedia evento-teste de corrida de rua

O segmento de eventos esportivos e culturais está totalmente paralisado desde o começo de março, de lá para cá já se passaram quase 7 meses e os organizadores estão apreensivos com a volta. Na outra ponta encontram-se os atletas que tiveram várias provas canceladas em 2020 e ficaram sem participar das corridas de rua do Estado de São Paulo.
A Federação Paulista de Atletismo emitiu na sexta feira (18/9) o primeiro alvará para a organizadora Proeesp (Profissionais de Eventos Esportivos) sediada em Sorocaba, que há meses vem trabalhando na elaboração de todos os Protocolos de Segurança a serem usados em eventos esportivos de corrida de rua.
O evento teste está marcado para acontecer no dia 27 setembro, às 7h, em Sorocaba, dentro do estacionamento da Uniso com a presença no máximo de 200 atletas, que serão divididos por hora de largada e pace (velocidade) para evitar aglomeração. As largadas acontecerão às 7h, 8h, 9h, 10h e 11hs com 01 atleta por minuto.
Com esse protocolo de segurança a previsão é que os atletas mantenham o distanciamento correndo e disputando entre eles, evitando assim as partículas de suor e o contato. Serão ainda aplicados todos os protocolos de segurança ao alcance das empresas, como a colocação de pias, totens com álcool em gel, desinfecção de todos os objetos usados no evento através de um pulverizador costal que será aplicado uma hora antes da chegada dos atletas e no meio do evento para desinfecção. Em especial, a Proeesp adquiriu duas cabines de higienização para serem usados pelos atletas e staffs na chegada da arena do evento, antes e depois da largada.
No kit dos atletas, será fornecido duas máscaras descartáveis para serem trocadas ao chegar no recinto do evento e na chegada da corrida. Todos os detalhes para evitar contato estão sendo aplicados, entre eles também vale ressaltar que os poucos staffs usarão luvas, face shield e máscaras, e o kit pós chegada contendo a medalha, duas frutas e dois copinhos de água serão retirados pelas mãos dos próprios atletas.
Pensando em todas as normas do Governo Estado de São Paulo no combate ao Covid 19, não haverá nenhuma ativação de serviço antes e depois do evento, como banda de música, área vip, guarda volume, massagem, tendas de apoiadores, patrocinadores, assessorias e equipes. O resultado sairá nas mídias sociais às 18h e os ganhadores masculino e feminino das distâncias de 4km e 8km receberão o troféu pelos correios.
Na chegada da arena do evento, todos os presentes terão sua temperatura corporal medida, para avaliar no momento se estão com a temperatura acima de 37.8 graus. Caso isso ocorra, a pessoa será encaminhada imediatamente ao Pronto Socorro local e desclassificada do evento. Também será testado a entrega de kit na sede da Proeesp dois dias antes.
A Federação Paulista de Atletismo, através de seu Presidente Joel de Oliveira, observará a aplicação correta da conduta do organizador nos protocolos de segurança e disponibilizará um formulário a ser preenchido por todos os inscritos.
No projeto denominado SS+S está previsto acontecer o segundo evento-teste na cidade de São Vicente no dia 24 e 25 outubro, com a capacidade ampliada para 600 atletas por dia e sendo aprovado, acontecerá a última etapa na cidade de São Paulo. Para este evento, as inscrições são online no site www.proeesp.com.br,
O evento tem o apoio da Uniso, Federação Paulista de Atletismo, JPPereira e Banco Digital X.

Texto: jornalista Tony Muknicka