Aula magna aborda a arqueologia do preconceito e da intolerância

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura receberá o professor Maurício Ribeiro da Silva, atual presidente da Compós – Associação de Programas de Pós-Graduação em Comunicação do Brasil, para ministrar a aula magna de início do semestre, com o tema “Arqueologia do preconceito e da intolerância: o imaginário da Umbanda nas imagens da mídia brasileira”.
O evento será realizado no dia 17 de agosto, às 14h, no formato online, pela plataforma Microsoft Teams, com acesso pelo link: https://cutt.ly/EdL5JDu. A abertura contará com a presença da professora Maria Ogécia Drigo, coordenadora do Programa, com a mediação nas perguntas pela doutoranda Isabella Pichiguelli.
Conforme comenta Ogécia, a palestra, tanto pelo tema como pela presença de um pesquisador da área de comunicação e presidente da Compós entre nós – virtualmente –  é relevante, pois em tempos de intolerância, as suas reflexões nos levam para além das questões do direito de culto e da liberdade religiosa, mas desvelam o modus operandi pelo qual o imaginário cultural se apresenta nos processos comunicacionais atualizando-se e transformando-se em ideologia.

Sobre o palestrante
O palestrante coordena o Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Midiática da Universidade Paulista (UNIP-SP), desenvolvendo pesquisas em Comunicação envolvendo questões relacionadas à Teoria da Mídia e Teoria da Imagem a partir da perspectiva do imaginário. É doutor em comunicação e semiótica (PUC-SP), arquiteto e urbanista (Escola de Engenharia de São Carlos – USP) e pós-doutorando na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Escreveu os livros “Mobilidade, Espacialidade, Alteridades” (no prelo), “Na Órbita do Imaginário: comunicação, imagem e os espaços da vida” (2012), “CISC 20 Anos: comunicação, cultura e mídia” (2012), e “O Espírito do Nosso Tempo (2004)”.