Professora lança livro sobre Jornalismo das Periferias
O livro “Jornalismo das periferias: o diálogo social solidário nas bordas urbanas”, de autoria de Mara Rovida, professora de Jornalismo e da Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Uniso, será apresentado na live que acontecerá no dia 23 de julho, às 19h, nos canais youtube.com/user/revistapartes e facebook.com/vitrinedogiba.
Lançado pela Editora CRV na última semana de junho, o livro traz os resultados de pesquisa realizada com jornalistas e produtores comunicacionais que atuam em bairros periféricos das cidades da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP).
A live é organizada por Gilberto Silva, editor da Revista Partes e membro do Grupo de Pesquisa Comunicação e Sociedade do Espetáculo da Faculdade Cásper Libero. Os autores e pesquisadores participantes da obra farão uma discussão coletiva sobre o tema do livro e os internautas poderão fazer perguntas.
Sobre o livro
Ainda que seja um trabalho acadêmico, o livro traz muitas narrativas produzidas pela autora durante a pesquisa de campo. “A pesquisa foi feita com base naquilo que a gente chama de abordagem etnográfica, isso significa que eu fui aos lugares, ouvi as pessoas, observei e anotei tudo num caderninho. Depois, quando voltava para casa, escrevia uma espécie de diário com tudo que tinha acontecido naquele dia”, explica a professora. Essa forma de fazer pesquisa gera uma longa narrativa que acaba servindo como diretriz da reflexão teórica. Por isso, o livro conta com páginas e páginas de textos que mais se assemelham a contos ou crônicas, ao lado de passagens mais teóricas.
O objetivo da pesquisa, de acordo com Mara Rovida, é compreender melhor quem são esses jornalistas que atuam em veículos de comunicação cujo foco é a cobertura dos bairros periféricos, a partir das perspectivas de quem vive nesses lugares. “Eles atuam em coletivos de maneira engajada com o território, por isso as narrativas jornalísticas por eles produzidas têm como enquadramento um olhar comprometido com a experiência de quem faz parte desses lugares. Isso é apresentado, inclusive, como linha editorial, já que são agências, produtoras e sites jornalísticos”, pontua.
O número de grupos e coletivos produzindo jornalismo fora do chamado circuito tradicional de mídia vem crescendo nos últimos anos. Esse dado, discutido pela pesquisadora, mostra uma tendência com implicações não apenas no mercado da comunicação, como também nas condições de trabalho dos comunicadores. Ainda que a pesquisa, por ser formatada como um trabalho de campo, tenha como área de abrangência uma parte dos 39 munícipios que compõem a RMSP, o jornalismo das periferias é apresentado como um fenômeno em efervescência em todo o Brasil.
Lançamento on-line
Por conta da pandemia, a tradicional sessão de autógrafos com coquetel em uma livraria ou espaço universitário terá de esperar. Como opção on-line, para respeitar o isolamento social, o livro será divulgado em encontros virtuais.
Os interessados em adquirir a obra devem entrar em contato pelo e-mail: emararovida@gmail.com. Também é possível comprar o livro diretamente no site editoracrv.com.br que disponibiliza as versões impressa e digital.