Arquiteto e urbanista renomado Marcos Acayaba faz palestra na Uniso

Dentre os ilustres palestrantes que a Universidade de Sorocaba (Uniso) convida para enriquecer a experiência dos alunos e proporcionar conhecimento ao público, o renomado arquiteto e urbanista Marcos Acayaba destacou-se recentemente. Com um portfólio impressionante que inclui projetos notáveis como a Vila Butantã, Casa Milano e a Galeria de Artes em São Paulo, Acayaba trouxe no dia 21 de outubro sua sabedoria e inspiração para um público ávido por aprender.
A palestra, que teve início às 10 horas e encerrou por volta de 12h30, foi organizada pelos próprios alunos da Universidade. Além de promover o enriquecimento educacional, o evento também teve um objetivo caridoso, arrecadando produtos de higiene para a Instituição de Realidade de Itu.
O auditório estava repleto, refletindo o interesse do público na experiência e conhecimento de Acayaba. O arquiteto enfatizou a importância da simplicidade na arquitetura e como isso faz toda a diferença ao planejar um projeto arquitetônico. Grande parte de suas obras são caracterizadas por uma profunda conexão com a natureza, onde a construção dialoga harmoniosamente com o ambiente ao seu redor.
De forma não cronológica, Marcos Acayaba apresentou uma seleção de projetos concluídos e em andamento, organizando-os com base em sistemas estruturais, construtivos e técnicas construtivas. Ele destacou a variedade de materiais e abordagens utilizados em suas obras, incluindo estruturas de alvenaria, concreto e madeira.
Um exemplo marcante de seu compromisso com a integração da arquitetura com a natureza foi o projeto da Casa Baeta, localizada em Iporanga, São Paulo. Nesse caso, nenhuma árvore foi cortada durante a construção; ao contrário, as árvores se tornaram parte intrínseca do projeto, resultando em uma adaptação harmoniosa da casa à natureza circundante.
A troca de conhecimento e histórias durante a palestra foi tão rica que extrapolou o tempo previsto para as perguntas do público. Somente aqueles que haviam reservado antecipadamente seus lugares e submetido suas perguntas durante o processo de inscrição tiveram a oportunidade de uma interação mais profunda com o renomado arquiteto.
Vale destacar que neste evento, Marcos Acayaba lançou um livro que é a síntese de sua tese de doutoramento, datada de 2004. O livro oferece um registro extensamente documentado de seus projetos, incluindo fotos e desenhos técnicos, proporcionando uma visão detalhada de sua carreira e seu compromisso com a arquitetura que respeita e interage com o meio ambiente.
A palestra de Marcos Acayaba na Uniso serviu como um lembrete inspirador de como a arquitetura e o planejamento podem se harmonizar com a natureza, resultando em espaços funcionais e esteticamente agradáveis. Além disso, destacou a importância de compartilhar conhecimento e experiências para enriquecer a próxima geração de arquitetos e entusiastas da arquitetura.

Fotos e texto: Ernanda Bernardino (Agência Focs /Jornalismo Uniso)