21 de novembro de 2024
Últimas NotíciasVida Universitária

Uniso Ciência: leitura na infância

Você teve contato com livros (livros físicos, de papel) quando era criança? Tinha alguém que lesse para você, nesssa época? Houve um espaço confortável e acolhedor para você tocar em livros e ouvir suas histórias? Qualquer que seja a sua resposta, saiba que passar por essas experiências pode fazer diferença.
Esta constatação vem da dissertação de mestrado de Vanessa Aparecida Marconato Negrão. Segundo o estudo realizado no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade de Sorocaba (Uniso), “Literatura é afeto”, ou seja, quando um pai, uma mãe ou o responsável lê para um filho ou uma filha, “são mais que quinze minutos de leitura, são quinze minutos do que há de mais importante para uma criança: tempo”, destaca a autora em trecho do trabalho.
A dissertação parte da experiência da autora, que trabalhou com mediação de leitura com bebês e crianças pequenas em espaços específicos para este público. O projeto, que teve início na rede de ensino municipal de Sorocaba por volta de 2014 e já foi encerrado, é o da Bebeteca, uma concepção de aproximação com a literatura advinda do México e que engloba especialmente as crianças em primeiríssima infância.

Confira a reportagem completa.

Sobre o Uniso Ciência
O Uniso Ciência é um projeto de divulgação científica lançado em 2017, que contempla um jornal, veiculado na edição impressa e online do Cruzeiro do Sul a cada três meses, um canal online disponível no site do Cruzeiro, além da revista bilíngue semestral Uniso Ciência/Science@Uniso.
A publicação inclui principalmente reportagens baseadas em pesquisas nos quatro Programas de Pós-Graduação stricto sensu da Uniso (Ciências Farmacêuticas, Comunicação e Cultura, Educação, e Processos Tecnológicos e Ambientais), além de reportagens baseadas em pesquisas da Graduação e reportagens especiais livres. O objetivo é tratar assuntos com rigor científico, mas com linguagem acessível, que atenda tanto o leitor acadêmico quanto o leitor comum.