24 de novembro de 2024
Últimas NotíciasVida Universitária

Open Design e Projetos Integradores em evento de fim de semestre

Alunos do curso de Design apresentaram projetos em um dia bastante ensolarado e tomado por águas-vivas de tons vibrantes. O Laboratório de Inovação e Design (LID), na Cidade Universitária, sediou a apresentação final de 15 Projetos Integradores e contou também com o encerramento da edição anual do Open Design, além de outras atrações para o público, como oficina de arte com técnica de serigrafia, barracas de artesanato e música ao vivo.
As águas-vivas são, na verdade, monumentos artísticos em tons vibrantes de azul, rosa e roxo, que fizeram parte da identidade visual da 17ª edição do evento do curso de Design da Uniso. “O conceito foi pensado pelos próprios alunos do terceiro semestre do curso. A água-viva significa renovação e fluidez, que se encaixam totalmente na proposta do design, ao fluir entre diversas áreas e promover novas ideias para o mercado”, relata Rafael Sampei, professor do curso.
Os calouros desenvolveram projetos voltados aos artesãos, que tiveram impacto positivo junto aos comerciantes. O Coordenador do curso de Design, professor Breno Barelli Pensa, orientou os estudantes a entender as dificuldades enfrentadas pelos feirantes de artesanato da famosa feira de Muares – originária da vinda dos tropeiros à região. Hoje, quem cuida da feira é a Associação Sorocabana de Artesanato (ASA).
José Inácio dos Santos e Maria Cléria Assis dos Santos, por exemplo, estão com a barraca de artesanatos pelas praças sorocabanas há pouco mais de oito anos, mas trabalham com isso desde 1988, em Embu das Artes. “Para nós foi ótimo ter esse apoio. Ajudou muito a nos atualizar e lidar com as modernidades. Eles fizeram um ótimo trabalho para gente”, relata José. Os artesãos, que produzem e comercializam garrafas personalizadas, tinham dificuldade em estabelecer a presença virtual da marca nas redes sociais, não tinham cartão de visitas e muito menos contavam com identidade visual. Mas isso foi solucionado pelos integrantes de um dos grupos.
“Ao entender a dor do cliente, os alunos puderam produzir soluções visuais para os artesãos. O processo de escolha de como e com quem iriam lidar foi bastante orgânico, o que contribuiu para o aprimoramento das habilidades dos alunos colocando os conhecimentos em prática”, ressalta Breno.
O público que esteve no LID para saber sobre os projetos e apreciar (ou comprar) os artesanatos, pode contar com música ao vivo com a banda Magic Garage and Rainy Cakes e a banda solo Bruno Rk. Além disso, também havia uma oficina de arte em serigrafia, em que todos presentes tiveram a oportunidade de fazer, com as próprias mãos, impressos do símbolo do Open Design, uma linda água-viva na cor branca.

Texto e fotos: Pedro Camargo – Agência Focs/Jornalismo Uniso