Programa da Uniso recebe ônibus do BOS
Como já é tradição, profissionais do Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) estiveram na Cidade Universitária prestando atendimento oftalmológico a alunos de várias cidades da Região Metropolitana de Sorocaba que fazem parte do Programa de Educação para Jovens e Adultos da Uniso (Proeja).
Os serviços foram oferecidos em uma unidade móvel, um ônibus adaptado para funcionar como clínica oftalmológica, onde foram recebidos pacientes de município como São Roque e Tatuí. Segundo a professora Beatriz Elaine Picini Magagna, Coordenadora do Proeja-Uniso, a capacidade foi de aproximadamente cem pessoas por dia, conforme atendimento realizado nos dias 29 e 30 de maio.
De acordo com Magagna, o foco principal da ação foram os exames de visão para verificação do uso de óculos. Os casos que apresentaram outra necessidade receberam recomendação para que a coordenação de cada cidade acompanhe o aluno até a rede de saúde de sua região que o encaminhará para atendimento direto na sede do BOS em Sorocaba.
Lucimar Cabral do Nascimento, aluna do Proeja da cidade de Tatuí, contou que, após a realização de pré-exames na unidade escolar do seu município, os alunos foram cadastrados e encaminhados para a ação coletiva na Uniso. No caso dela, não foi identificada nenhuma doença que necessitasse de encaminhamento, sendo apenas indicado o uso de óculos. “Eu saí com a receita de óculos, com um atestado para levar no serviço e ainda tomei um lanche que deram para a gente aqui”, contou sorrindo Lucimar.
Definindo como algo “essencial para a vida”, Carmelina Holtz Tavares, professora do Programa que veio acompanhando mais de 60 alunos de sua cidade, ponderou que a Educação para Jovens e Adultos, independente da motivação, tem uma importância muito grande para as pessoas que por algum motivo não puderam terminar os estudos no tempo normal. “Alguns buscam melhoria no emprego. Outros somente para terminar os estudos, por uma satisfação pessoal. Mas muitos deles ainda querem fazer uma faculdade”, afirma Carmelita. Segundo a professora, ações como esta podem auxiliar no aprendizado, já que motivam os alunos, gerando neles uma sensação de que estão recebendo apoio externo.
Texto e fotos: Rafael Filho (Agência FOCS / Jornalismo Uniso), com edição da Assessoria de Comunicação