21 de novembro de 2024
Últimas NotíciasVida Universitária

Empreendedorismo é assunto cada vez mais presente na Uniso

Fomentar e incentivar a criação e o desenvolvimento de empresas é um dos objetivos de um programa de cooperação criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que chega até a Uniso, por meio de uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Para apresentar o Empretec à comunidade acadêmica e convidados, a Universidade sediou uma palestra na noite de 18 de maio, na Cidade Universitária. Mais duas palestras acontecerão no dia 31 de maio, às 9h e às 19h.
No encontro, os presentes conheceram a proposta do Empretec e o curso de empreendedorismo que será oferecido na Uniso. O programa foi criado em 1983, pela ONU, com o objetivo de fomentar a criação e o desenvolvimento de empresas, através do aperfeiçoamento de empresários e futuros empreendedores. O curso está presente em mais de 40 países, por todo o mundo. No Brasil, a oportunidade é organizada, por meio de licença, pelo Sebrae.
Além dessa experiência introdutória, com a palestra de apresentação, a Uniso também oferece a possibilidade de realização do curso de forma gratuita para os alunos e ex-alunos embaixadores da Uniso. “Um curso que não é de baixo custo, mas é oferecido gratuitamente, pois a Universidade acredita em neles. O número de vagas é limitado a 25 membros, e os alunos daqui da Uniso serão priorizados”, afirma Flávio Palma, palestrante e consultor de negócios do Sebrae-SP.
No primeiro encontro, as atividades começaram às 19h, com quase duas horas de duração e contando com a participação de professores e alunos de diferentes cursos. Para ter participado da palestra de apresentação, bastava se inscrever por meio do formulário, enviado para o e-mail dos alunos, pela própria Universidade, durante as últimas semanas. Agora, os interessados passarão por um teste de aptidão, realizado por meio de Inteligência Artificial, para definir quem está realmente pronto para mergulhar no intensivo.
O Empretec dura seis dias consecutivos, com uma carga horária de 10 horas por dia (60 horas, no total), com início no dia 19 de junho. O treinamento tem um custo de R$ 2.000,00, em média, mas a participação dos alunos da Uniso é viabilizada pela Universidade. De acordo com dados presentes na apresentação: o território nacional subiu seis posições no quesito empreendedorismo, em relação a 2020. O Brasil é o 7° maior país no ramo, com uma taxa de 9,9%.

Conheça o Empretec
Dia 31 de maio, às 9h e às 19h
Cidade Universitária / Arena da Biblioteca

Texto: Júlio Ribeiro – Agência Focs – Jornalismo Uniso
Fotos: Assecoms – Uniso