24 de novembro de 2024
Últimas NotíciasVida Universitária

Uniso Ciência: Criaturas misteriosas (ou nem tanto) inalcançáveis a olhos humanos

E se houvesse um mundo em miniatura em cada grão de poeira, ou de pólen? Pois é exatamente essa a premissa de um clássico da literatura infantil intitulado Horton hears a Who!, de 1954, assinado por Theodor Seuss Geisel (1904—1991), mais conhecido como Dr. Seuss. Em 2008, o livro foi adaptado para o cinema — sendo traduzido, no Brasil, para Horton e o mundo dos Quem. A narrativa acompanha um elefante chamado Horton, que, num certo dia, ouve uma voz falando com ele a partir de um grão de poeira. Ele descobre, então, que existe um mundo complexo naquele grão de poeira, habitado por criaturas tão diminutas que se tornam invisíveis aos seres macroscópicos. Diante de tal descoberta, Horton põe-se a encontrar formas de proteger o grão de poeira e seus habitantes.
Respeitada a liberdade poética da literatura infantil, uma reportagem publicada na edição de número 4 (dez./2019), da revista Uniso Ciência seguiu por lógica semelhante ao reunir uma galeria de 16 imagens produzidas pelo microscópio eletrônico de varredura (MEV) da Universidade de Sorocaba (Uniso), as quais foram definidas como “paisagens misteriosas inalcançáveis a olhos humanos”. Nessas imagens, foram incluídas tanto ampliações de itens cotidianos (como uma folha de árvore ou um fio de cabelo) quanto de materiais tecnológicos pesquisados e desenvolvidos na Universidade (como esporos bacterianos, nanopartículas, nanocristais etc.), gerando imagens semelhantes a paisagens surrealistas, ou a pinturas abstratas.
Na edição comemorativa de 5 anos da revista, outras dez imagens, todas novas e igualmente produzidas pelo MEV, foram incluídas entre as reportagens. São, principalmente, ampliações de plantas e insetos comuns que podem ser encontrados na Cidade Universitária, o maior câmpus da Uniso, ou na região de Sorocaba, mas vistos tão de perto que suas aparências se tornam tudo menos ordinárias. A exemplo do mundo em miniatura descoberto por Horton na obra de Geisel, essas imagens nos convidam a usar a ciência para olhar com atenção — e muito de perto! — os mundos em miniatura que nos cercam.

Confira a reportagem completa.

Sobre o Uniso Ciência
O Uniso Ciência é um projeto de divulgação científica lançado em 2017, que contempla um jornal, veiculado na edição impressa e online do Cruzeiro do Sul a cada três meses, um canal online disponível no site do Cruzeiro, além da revista bilíngue semestral Uniso Ciência/Science@Uniso.
A publicação inclui principalmente reportagens baseadas em pesquisas nos quatro Programas de Pós-Graduação stricto sensu da Uniso (Ciências Farmacêuticas, Comunicação e Cultura, Educação, e Processos Tecnológicos e Ambientais), além de reportagens baseadas em pesquisas da Graduação e reportagens especiais livres. O objetivo é tratar assuntos com rigor científico, mas com linguagem acessível, que atenda tanto o leitor acadêmico quanto o leitor comum.