Doutorando realiza pesquisa em Portugal
O aluno João Paulo Reis, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura (PPGCC), está realizando seu doutorado sanduíche na Universidade do Algarve, em Portugal, até abril deste ano. Ele foi contemplado com uma bolsa de seis meses pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
O Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC), uma rede transnacional de pesquisadores em Portugal, abrigou seu estudo, que está focado nas novas formas expressivas concebidas na articulação entre a tecnologia digital e a linguagem audiovisual tradicional.
O caminho percorrido por João Paulo foi longo. Ele ingressou no Mestrado do PPGCC há seis anos, iniciando um período de muito trabalho, leitura, pesquisa e novos conhecimentos, que resultaram em publicações de artigos e participações em congressos. “Além, é claro, da própria dissertação, cujo resultado abriu portas para a bolsa sanduíche”, detalha.
A partir da defesa da pesquisa, ele recebeu o convite para fazer parte do CIAC, coordenado pela professora Mirian Tavares, agora sua orientadora. Na Uniso, ele é orientado pela professora Maria Ogécia Drigo.
João Paulo embarcou para Portugal em outubro passado participando do Congresso Ibero-Americano de Comunicação, que também contou com a presença de professoras da Uniso. Em novembro, deu início aos trabalhos em Algarve. Recentemente apresentou os dados preliminares se sua pesquisa na XVII Jornadas CIAC, que reúne pesquisadores de várias partes do mundo.
Formado em Publicidade e Propaganda na Uniso e em Cinema, é também especialista em Design Gráfico. “Entrar nesse universo da pesquisa acadêmica já era meu plano há anos, mas por conta de trabalho e demandas profissionais, demorei para concretizar”, explica. João Paulo já passou pela TV Sorocaba, TV Tem e Batuta Filmes, dando os primeiros passos na carreira como estagiário do Laboratório de Comunicação da Uniso.
Saiba mais
Notícia em Portugal – CIAC acolhe estadia de investigação internacional
Nos Estados Unidos – Quem também fez doutorado sanduíche é o pesquisador Andre Luis dos Santos, pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura, na Universidade de Indiana, nos Estados Unidos. Confira aqui a matéria completa: https://www.jornalcruzeiro.com.br/suplementos/uniso-ciencia/2021/07/675074-doutorando-na-uniso-e-contemplado–com-bolsa-de-pesquisa-no-exterior.html
Mestrado e Doutorado em Comunicação e Cultura – O Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Uniso oferece Mestrado e Doutorado, com área de concentração em “Mídias” e duas linhas de pesquisa “Análise de Processos e Produtos Midiáticos” e “Mídias e Práticas Socioculturais”. Informações: comunicacaoecultura.uniso.br.