30 de abril de 2024

Lançada a décima edição da revista Uniso Ciência

Completando cinco anos de publicação, foi lançado o décimo número da revista bilíngue Uniso Ciência. A edição comemorativa traz na capa parte dos professores, pesquisadores, Reitoria e profissionais do setor de comunicação que atuaram em sua produção desde o início do projeto. O lançamento aconteceu no dia 12, durante o Summit, a reunião de fim de semestre dos professores da Uniso.
A primeira reportagem faz uma retrospectiva da publicação, que visa estabelecer um canal para que estudos de grande impacto desenvolvidos na Uniso, ou fora dela, chegassem à comunidade, rompendo as barreiras que ainda pudessem existir entre a academia e a sociedade.
As outras reportagens abordam as mudanças geradas na educação pela pandemia; a inovação e a criatividade na educação escolar; e a relação entre a permanência estudantil e a produção científica. Outro assunto de destaque é o acervo arqueológico que possibilita o estudo sobre os povos originários de Sorocaba. Em colaboração com alunos de Jornalismo, outra reportagem mostra um tratamento à base de cafeína para a celulite, resultado de uma pesquisa desenvolvida na Universidade. E ainda textos sobre personalidades brasileiras que fizeram parte da história da Uniso e sobre o projeto de meliponicultura, que mantém colmeias de abelhas na Cidade Universitária (foto).
Novas imagens produzidas pelo Microscópio Eletrônico de Varredura da Uniso, com capacidade de ampliação de até 300 mil vezes, ilustram toda a revista.
Clique aqui e acesse a revista completa

Sobre o Uniso Ciência
O Uniso Ciência é um projeto de divulgação científica lançado em 2017, que contempla um jornal, veiculado na edição impressa e online do Cruzeiro do Sul a cada três meses, um canal online também disponível no site do Cruzeiro, além da revista bilíngue semestral Uniso Ciência/Science@Uniso.
A publicação inclui principalmente reportagens baseadas em pesquisas nos quatro Programas de Pós-Graduação stricto sensu da Uniso (Ciências Farmacêuticas, Comunicação e Cultura, Educação, e Processos Tecnológicos e Ambientais), além de reportagens baseadas em pesquisas da Graduação e reportagens especiais livres. O objetivo é tratar assuntos com rigor científico, mas com linguagem acessível, que atenda tanto o leitor acadêmico quanto o leitor comum.
Clique aqui e conheça o projeto