Cursos simulam entrevista de emprego

Alunos da Uniso saíram das salas de aula e participaram de uma dinâmica um pouco diferente na terça-feira (20/9). Com um mercado de trabalho cada vez mais concorrido, três cursos diferentes fizeram uma parceria e simularam uma situação real de entrevista de emprego.
Os alunos se reuniram na Biblioteca “Aluísio de Almeida”, na Cidade Universitária “Professor Aldo Vannucchi”. De um lado, os alunos do sexto período de Comércio Exterior e Administração foram os entrevistadores, do outro, alunos do oitavo período de Terapia Ocupacional foram os pretendentes a uma vaga. A parceria foi conduzida pelas docentes Lilian Zanoni e Solange Baladelli.
“A maior parte dos alunos será gestor de negócios. Como gestores, eles vão fazer processos seletivos, vão contratar pessoas, testar pessoas. Aqui estamos testando de maneira simulada essas situações que eles vão enfrentar em breve no cenário organizacional ”, conta Solange.
As entrevistas fictícias eram para uma vaga na Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD). Um aluno era entrevistado por um grupo, que analisava as respostas e a linguagem corporal.
Os alunos que fizeram a entrevista pesquisaram sobre a entidade e focaram em alguns atributos dos entrevistados nos segmentos profissional e pessoal, além do que achavam sobre a instituição.
Após meses com aulas remotas, a atividade ajuda na integração dos estudantes de diferentes cursos. Natália Maria, de 21 anos, foi uma das entrevistadas. A aluna está no último semestre de Terapia Ocupacional e contou como foi a experiência.“Essa experiência na prática é muito importante, porque às vezes temos aquele nervosismo. Ter essa experiência com o respaldo da Universidade e não estando no mercado de trabalho, é bem importante, porque já é uma preparação”, conta Natália.

Marcos André, de 20 anos, está no sexto período de Administração e foi um dos entrevistadores. Para o aluno, fazer a dinâmica de observar os candidatos foi um grande aprendizado.
“É muito relevante para nós levarmos para o nosso profissional. Sendo entrevistado ou fazendo a nossa entrevista, vale demais para o nosso conhecimento. Entrevistando a Amanda, aluna de Terapia Ocupacional, deu muito para aprender como se portar em uma entrevista”, disse André.
Os alunos irão se reunir na próxima terça-feira (27/9) para uma nova dinâmica sobre o mercado de trabalho. Lilian Zanoni coordena os alunos de Terapia Ocupacional e comentou sobre a importância da integração dos cursos.
“Na Terapia Ocupacional, trabalhamos em uma equipe multidisciplinar durante toda carreira profissional. Esse evento que acontece na Universidade é um diferencial para esses alunos”, acentuou a professora.

Texto e fotos: Vinícius Lara (Focs – Agência Experimental de Jornalismo da Uniso)