Livro conta a história de Aldo Vannucchi
O livro “Aldo Vannucchi – O Legado de um Educador”, de autoria da advogada e jornalista Ana Glória Douetts Diniz, será lançado nesta sexta-feira (24/6).
A biografia apresenta a história de vida do professor Aldo Vannucchi, referência na área de Educação em Sorocaba. Ele liderou o projeto da implantação da primeira Universidade de Sorocaba, a Uniso, sendo seu primeiro Reitor.
Filósofo, com mais de 20 livros publicados, presidiu a Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc) e foi membro da Câmara de Ensino Superior do Conselho Nacional de Educação. Nos anos da Ditadura, precisou se autoexilar na Suíça, onde trabalhou com Paulo Freire, no Conselho Mundial de Igrejas. Um de seus sobrinhos, Alexandre Vannucchi Leme, aluno da USP, foi torturado e morto.
Conforme apresenta a autora, esse livro é um “exercício de leitura prazerosa àqueles que desejam conhecer um pouco mais da história de Sorocaba pelas lentes de alguém que contribuiu vivamente para a educação na região e no Brasil”, comenta. “Acima de tudo, Aldo Vannucchi é alguém que nos privilegia com histórias e experiências dignas de um legado a ser seguido”.
Ana Glória Douetts Diniz é formada no curso de Jornalismo da Uniso, tendo passado pelo Laboratório de Comunicação, no programa “Uniso Comunidade”. Atuou nas principais emissoras de Sorocaba, vencendo o 13º Prêmio Jornalístico ASI/SCHAEFFLER de Direitos Humanos em 2013, na categoria Telejornalismo.
O evento de lançamento acontecerá às 19h, no Gabinete de Leitura Sorocabano (Rua Coronel Benedito Pires, nº 21, Centro, Sorocaba).