Labcom: 100 anos de Rádio em Sorocaba
O Laboratório de Comunicação da Uniso (Labcom) está produzindo entrevistas e documentário dos “100 anos do Rádio em Sorocaba”, em comemoração aos 100 anos do rádio no Brasil. Serão vários entrevistados que trabalharam e contribuíram para as emissoras de rádio de Sorocaba e do Brasil.
No início das gravações, um dos entrevistados é o mestre José Desidério, que há 60 anos trabalha naquilo que é sua maior paixão: o rádio. Desidério trabalhou em várias emissoras e narrou várias partidas de futebol, e um fato curioso é que em sua carteira de trabalho está um autógrafo do maior jogador de futebol de todos os tempos, Pelé.
O outro entrevistado também tem bastante história para contar. O nome dele é Marcelo Ramalho, que trabalhou por diversas rádios. Um dos fatos curiosos que Marcelo conta é a ação promocional realizada pela rádio em que trabalhava, onde o local escolhido para os flashes foi bem curioso, em um cemitério da cidade.
Nas entrevistas, os entrevistados contaram histórias vivenciadas nas rádios e o que rolava nos bastidores.
O material produzido é um registro importante realizado pelo Laboratório de Comunicação da Uniso, sendo feito com bastante carinho para os profissionais de Comunicação, para os amantes do rádio e para as futuras gerações.
Os programas serão veiculados inicialmente pela Rádio Uniso, no site rádiouniso.com e também pela TV Uniso no Youtube.
A meta é conseguir entrevistar 100 personalidades do rádio sorocabano. As entrevistas têm em média 30 minutos e serão uma fonte gigantesca de pesquisa para a futura geração de radialistas, jornalistas, publicitários, relações públicas e outros, que poderão encontrar esse material disponível na internet.
A previsão de lançamento é 15 de junho!
Texto: Rafael Alves