TEDx Countdown acontecerá nesta quinta-feira

O semestre letivo está terminando, mas ainda tem evento na agenda! Nesta quinta-feira, 9 de dezembro, a partir das 19h, a Universidade de Sorocaba (Uniso) será uma das instituições a realizar palestras como parte da iniciativa TEDx Countdown, um esforço global pela sustentabilidade que tem como mote acelerar soluções para a crise climática, transformando ideias em ações.

O evento é um desdobramento das famosas conferências TED, palestras curtas e potentes que existem desde 1984 e são bastante reconhecidas na internet, sob o slogan “ideas worth spreading”, ou, em português, “ideias que merecem ser espalhadas”.

A iniciativa Countdown está bastante alinhada à bandeira da sustentabilidade, que vem sendo um dos pilares da gestão da Uniso. O evento, organizado de forma independente pela Universidade, poderá ser acompanhado integralmente por meio do link https://www.youtube.com/TEDxUniso, diretamente pelo YouTube.

Confira o time de palestrantes:

ELISA MENSE: bióloga, pós-graduada em Educação Ambiental e Gestão Empresarial, com 30 anos de experiência em gestão de projetos sociais e ambientais. Já participou de programas internacionais como representante do governo brasileiro e, também, de ONGs. Há 20 anos vem trabalhando com programas e projetos no terceiro setor. Desde 2014, faz parte da Diretoria Executiva do Instituto Arara Azul, desenvolvendo ações de gestão e de sustentabilidade financeira para a execução de projetos.

LUCAS TUCCI DI GRASSI: automobilista brasileiro. O piloto fez sua estreia na Fórmula 1 em 2010, sendo o 30º brasileiro a correr na categoria. Atualmente, compete na Fórmula E pela equipe ROKiT Venturi Racing. Anteriormente, ele competiu pela Audi Sport ABT Schaeffler, onde foi campeão da temporada 2016-17.

LUIS FELIPE ADAIME: graduado em Ciência e Engenharia de Gestão, com especialização em Economia. Iniciou sua carreira no Credit Suisse. Trabalhou na BRZ Investimentos, na York Capital e é fundador do fundo de ações Armadillo Capital Management. Em 2020, deixou o mercado financeiro e se voltou para as questões ambientais. Com a missão de preservar a Floresta Amazônica através da compra de créditos de carbono, fundou a MOSS.

PALOMA COSTA: bacharel em Direito e concluinte em Ciências Sociais. Pesquisadora e Assessora Júridica de Direitos Humanos, Diversidade Étnica e Cultural e em Direitos Socioambientais. Liderou jovens na organização Engajamundo e nas COP24 e 25. Membro da Coalizão Feminista para Ação Climática da ONU Mulheres. Assessora do Secretário-Geral da ONU em Clima. Participou da abertura do Climate Action Summit, ao lado do Secretário-Geral da ONU e da ativista Greta Thunberg. Foi indicada nas seguintes listagens: as 20 mulheres que fazem a diferença no Brasil, pelo UOL; as 100 latinas mais influentes, pela Sachamama. Foi apontada como Influenciadora do Clima pela Época Negócios.

RAFAEL LOYOLA: biólogo, mestre e doutor em Ecologia. Diretor científico da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS), onde lidera equipes e projetos relacionados à conservação da biodiversidade e à sustentabilidade. É professor da Universidade Federal de Goiás, membro da Academia Brasileira de Ciências e Pesquisador Nível 1A do CNPq. Coordena a Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos e já publicou mais de 200 trabalhos científicos, incluindo 12 livros.

TIAGO ANGELO ALVES: CEO do Brasil na Regus & Spaces. Busca popularizar o acesso universal ao que há de mais moderno em espaços e designs corporativos. É palestrante sobre temas como: nova economia, economia compartilhada, futuro do trabalho, inovação, transformação digital, governança corporativa e modelos disruptivos.

TED
O TED é uma organização sem fins lucrativos com o espírito de promover ideias que merecem ser espalhadas, que começou em 1984, e cresceu para apoiar ideias que mudam o mundo através de iniciativas diversas. No TED, pensadores e realizadores de todo o mundo são convidados a darem a melhor palestra de suas vidas em até 18 minutos. Muitas TED talks são disponibilizadas gratuitamente no site https://www.ted.com/.

TEXTO: RAFAEL FILHO (AGÊNCIA FOCS / JORNALISMO UNISO)

PARA LER MAIS SOBRE SUSTENTABILIDADE NA UNISO:

Desenvolvimento sustentável: Como a Uniso transformou uma pastagem infértil num refúgio para a biodiversidade

Uniso passa a fazer parte de rede internacional de universidades orientadas para a sustentabilidade

Com duas plantas fotovoltaicas, Uniso dá o primeiro passo rumo à autossuficiência energética