Alunos desenvolvem projetos de revitalização

Os estudantes de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores estão desenvolvendo projetos para revitalização das praças e do pocket park da Cidade Universitária. Confira o quem vem sendo feito.

WORKSHOP REVITALIZAÇÃO PRAÇAS

Oficina organizada pelos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores e pelo Núcleo de Estudos Ambientais (Neas), teve como objetivo propor a revitalização paisagística das praças entre os blocos da Cidade Universitária.
Em uma primeira tarde, os participantes conheceram os projetos das praças e fizeram um passeio pelo câmpus, seguindo pelo lago até o Hospital Veterinário e pela trilha até o Neas, visando conhecer os ambientes e suas possibilidades, além de identificar espécies de plantas que podem ser usadas nas propostas.
A segunda tarde foi dedicada aos projetos das equipes, com a orientação das professoras Silvia Pannunzio, Elisangela Gonçalves, Graziele Bathaus e do professor Nobel Freitas. Os alunos apresentaram as suas considerações para cada praça, que foram compiladas em uma proposta para envio ao Departamento de Engenharia da Uniso.
As praças foram criadas a partir de um concurso entre os alunos de Arquitetura realizado em março de 2018. As alunas Marcela Ferreira e Brenda Rodrigues, que levaram o primeiro lugar na época, retornaram para acompanhar os alunos na oficina.

WORKSHOP POCKET PARK

Os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores também estão promovendo um novo concurso para a implantação, em 2022, de um novo Pocket Park entre a Biblioteca e o Prédio Administrativo da Cidade Universitária.
Enquanto o concurso está em andamento, os estudantes realizaram uma ocupação temporária do espaço, com as orientações das professoras Silvia Pannunzio, Elisangela Gonçalves, Paola Jaekel e Graziele Bathaus. O professor Nobel Penteado Freitas e os alunos das Ciências Biológicas colaboraram com o plantio de mudas e criação de vasos.
Os participantes levaram mais de três semanas de planejamento e testes dos materiais que seriam usados, sendo a maioria sobras de obras da Uniso. Esta etapa contou com a colaboração do engenheiro Dawilson Mena Júnior e sua equipe, assim como do funcionário do Laboratório de Maquetes, Fabrício Francisco Silva.
Esse espaço de convivência já contou com um projeto de Arquitetura, mas precisou ser removido no primeiro semestre de 2020.

Fotos: Prof. José Neto