Alunos realizam ações em campo

As últimas semanas foram movimentadas para o curso de Medicina Veterinária, que participou das ações de combate ao incêndio realizadas no Parque Estadual do Juquery, além de ter realizado exames de duas onças-pardas mortas em acidentes em Sorocaba, em parceria com o curso de Ciências Biológicas.

Parque Estadual do Juquery
O Grupo de Estudos de Resgate Técnico Animal da Uniso (GERTA) participou das ações realizadas no Parque Estadual do Juquery, em virtude do incêndio que consumiu 53% da área verde.
O grupo, que faz parte das atividades do curso de Medicina Veterinária, deu suporte ao Posto de Comando Veterinário, atuando em atividades burocráticas, realizando o monitoramento dos animais nas áreas queimadas, fazendo o resgate técnico e coordenando os atendimentos emergenciais e o manejo de cadáveres dos animais.
O professor Leonardo Maggio de Castro, que coordena o grupo, comenta que essa atividade permitiu ao grupo vivenciar uma ocorrência real, as dinâmicas de como funciona o gerenciamento de incidentes e os desafios atribuídos dentro de um bioma do cerrado, com fogo de grandes proporções.
O Parque Estadual de Juquery está localizado nos municípios de Caieiras e Franco da Rocha, abrigando o último grande remanescente de Cerrado na Região Metropolitana de São Paulo, criado para conservar mata nativa e áreas de mananciais do Sistema Cantareira. O trabalho foi realizado nos dias 23 e 24 de agosto.

Onças-pardas em Sorocaba
Duas onças pardas mortas em acidente em Sorocaba movimentaram os cursos de Medicina Veterinária e Ciências Biológicas no dia 31 de agosto. Os animais foram encaminhados ao Hospital Veterinário da Uniso para exames post mortem, que confirmaram fraturas ósseas e hemorragia interna como causas da morte.
A necropsia e a coleta de material biológico dos animais foram realizadas pelo Grupo de Estudo de Animais Selvagens (GEAS), professores, médicos veterinários residentes, servidores e alunos de Medicina Veterinária e Ciências Biológicas, durante horas exaustivas de trabalho, que resultaram numa troca de conhecimentos e uma vivência estudantil espetacular.
O professor Rodrigo Teixeira, que coordenou as atividades, comenta que esse momento também serve para gerar conhecimento, coletar informações sobre a espécie e documentar por meio de laudos e relatórios. “O inusitado acidente duplo que vitimou as onças-pardas causou enorme preocupação em relação à biodiversidade da Região gerando questionamentos. Será que as duas últimas onças-pardas da região morreram no mesmo dia? Ou a população de onças-pardas está muito representada na região?”, conclui.