Professoras lançam livro sobre imagem nos livros didáticos

As professoras Luciana Coutinho Pagliarini de Souza e Maria Ogécia Drigo, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura, lançarão o livro “Diversidade e Livros Didáticos: Artimanhas das imagens”, em um evento online, nesta sexta-feira (06/11), às 19h.
O professor Adilson Citelli, dos Programas de Graduação e Pós-Graduação da ECA/USP, com reconhecimento internacional nos estudos da interface Comunicação e Educação, participará do evento. Ele é autor do prefácio.
Publicado pela Editora Appris, o livro é resultado de pesquisa realizada pelas autoras, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O trabalho vem de interseções entre Comunicação e Educação.
Como explicam as professoras, considerando o fato de o livro didático estar entre os meios responsáveis por propagar mensagens que envolvem a alteridade, com foco em representações visuais, interessava compreender o tratamento dado ao outro e, em que medida, ele favorece a construção de ambientes que propiciam a coexistência das diferenças. A amostra estratificada tomou 20% do total de livros (20 livros) entre os resenhados nos Guias de Livros Didáticos – PNDL 2011 – para as séries finais do Ensino Fundamental.
Informações sobre o livro e acesso ao evento de lançamento: uniso.br/evento/artimanhasdasimagens.

Lançamento do livro “Diversidade e Livros Didáticos: Artimanhas das Imagens”
Autoras: Luciana Coutinho Pagliarini de Souza e Maria Ogécia Drigo.

Dia 06/11, às 19h, pelo link: LANÇAMENTO DO LIVRO

Para adquirir o livro CLIQUE AQUI
Inserindo o código: IMAGENS20, no campo “vale desconto”, você pode adquirir o livro com preço de lançamento.

Sobre o livro
O livro que se apresenta, resultado de pesquisa realizada pelas autoras, com apoio da FAPESP, pode ser lido no interior dos estudos voltados a entender os vínculos entre comunicação e educação. (…) A observação derradeira das autoras indicando ser imperioso promover a educação do olhar para o que vai de iconografia, fotografia, infográfico, nos livros didáticos, guarda duas dimensões relevantes: uma diz respeito à preocupação em reconhecer a diversidade que habita o universo das linguagens e a capacidade que elas possuem seja para se cruzarem seja para produzirem sentidos; a outra remete ao lugar do livro didático (e suas imagens) no interior dos vínculos entre comunicação e educação. Ao fundir as duas dimensões, este livro suscita pertinente debate acerca do próprio andamento do ensino formal brasileiro.