8 de outubro de 2025
Notícia 2

Uniso sedia Congresso Internacional de Farmacoepidemiologia nesta semana

Entre os dias 9 e 11 de outubro de 2025, a Cidade Universitária da Universidade de Sorocaba (Uniso) será sede do II Congresso de Farmacoepidemiologia ISPE LATAM 2025. O evento promoverá o encontro entre pesquisadores, formuladores de políticas públicas e pessoas interessadas no avanço da farmacoepidemiologia e suas aplicações na tomada de decisões em saúde.

Um dos principais objetivos deste congresso é conectar setores — governo, agências reguladoras, indústria e academia — para aprimorar o ecossistema de evidências que embasa as políticas e a tomada de decisões em saúde na América Latina.

Os participantes terão acesso a pesquisas recentes na área, palestras, simpósios, workshops e apresentações de resumos de artigos, proporcionando uma visão abrangente dos últimos desenvolvimentos em farmacoepidemiologia.

“Integrantes da academia, agências reguladoras, indústria farmacêutica, órgãos governamentais, empresas de consultoria e seguradoras de saúde se reunirão para compartilhar insights, discutir desafios e explorar soluções inovadoras”, destaca a professora Luciane Cruz Lopes, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Uniso (PPGCF) e organizadora do evento.

Atividades

Nos três dias do evento (09 a 11/10) os participantes terão acesso a diversas atividades, dentre elas:

Quinta-feira | 9 de outubro
Palestra “Elaboração e avaliação de artigos científicos”.
Palestrantes: Luciane C Lopes (Universidade de Sorocaba), Tais Galvão (Editora-chefe da RESS, Brasil – Membro do ISPE) e Vincent Lo Re (Editor-chefe da PDS, Universidade da Pensilvânia, EUA – Membro do ISPE).

Sexta-feira | 10 de outubro
Painel
“Combate à Resistência Antimicrobiana: Métodos e Perspectivas da Farmacoepidemiologia na Região Latino-Americana”.
Painelistas: Marcia Gonçalves de Oliveira (Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Brasil), Anahi Cristina Dreser Mansilla (Centro de Pesquisa de Sistemas de Saúde, Instituto Nacional de Saúde Pública, Cuernavaca, México), Vincent Lo Re e Elisangela Lima (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Sábado | 11 de outubro

Debate dinâmico “Inteligência artificial e bioética em estudos de farmacoepidemiologia”. 
Debatedores: Felipe Ferre (CONASS), Raphael Aguiar (UFMG, Brasil), Leonardo Castro (ENSP – Fiocruz) e Illara (Fiocruz).
Moderação: Luciane Cruz Lopes.

Inscrições

Para inscrição, mais informações e programação completa, acesse o site: ispelatampharmacoepi.uniso.br.