Grupo Katharsis volta em cartaz com “O Ser de Dioniso”
Novas apresentações da peça “O Ser de Dioniso” estão programadas para acontecer neste fim de semana (dias 26 e 27 de julho), às 19h, no Auditório Prof. Aldo Vannucchi, no Trujillo. A montagem é uma produção do grupo Katharsis que está completando 35 anos como atividade de extensão cultural da Universidade de Sorocaba.
O Grupo Katharsis surgiu no início dos anos 1990 por iniciativa da Profª Sônia Chébel e do Prof. Roberto Samuel Sanches, o qual permaneceu como diretor do grupo até 1995, quando passou a coordenação dos trabalhos ao Prof. Roberto Gill Camargo, que permanece até hoje. No grupo foram montadas até agora mais de 40 peças e consta no currículo do Katharsis prêmios e apresentações no Festival de Teatro Universitário de Blumenau, de São José dos Campos, Curitiba, Pindamonhangaba, Piracicaba, Caraguatatuba, Rio das Ostras (RJ) e Rosário do Sul (RS) além de apresentações em festivais internacionais de teatro, na Bolívia e na Bélgica (por duas vezes).
A peça “O Ser de Dioniso” é feita para rir, emocionar e refletir: aborda a questão da plateia ao longo das últimas décadas, desde o Auto da Compadecida, passando pela censura do AI-5, a prática do teatro de rua a partir dos anos 1980, a tendência para os musicais importados, o teatro pós-dramático e as montagens experimentais, até culminar com o momento atual e a perda de espaços que marcaram época nas últimas décadas.
O texto é uma produção colaborativa, de linguagem sintética, sob direção de Roberto Gill Camargo. No elenco estão Ademir Feliziani, Ana Carol, Cleber Moscatelli, Lucas Donizete, Fabrício Bini e Osnival Búfalo. A sonoplastia é de Vagner Santos, iluminação de Roberto Gill Camargo com assistência de Cleber Moscatelli, fotos e filmagens de Roberto Lima.
Os ingressos para as duas sessões estarão à venda no local a partir das 18h nos dois dias, lembrando que o espetáculo começa impreterivelmente às 19h. Os ingressos custam 20 reais (preço único) e a produção conta com apoio cultural da Uniso e colaboração do Café da Vila e GF Figueiredo.




Texto e fotos: Divulgação.