6 de julho de 2025
Últimas Notícias

Uniso sediará Congresso Internacional de Farmacoepidemiologia

Entre os dias 9 e 11 de outubro de 2025, o câmpus Cidade Universitária da Universidade de Sorocaba (Uniso) será sede do II Congresso de Farmacoepidemiologia ISPE LATAM 2025. O congresso promoverá o encontro entre pesquisadores, formuladores de políticas públicas e pessoas interessadas no avanço da farmacoepidemiologia e suas aplicações na tomada de decisões em saúde.

“Ao promover a colaboração, a troca de conhecimento e o networking, pretendemos fortalecer metodologias, a geração de evidências e as políticas de saúde em toda a região”, afirma a professora Luciane Cruz Lopes, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Uniso (PPGCF) e organizadora do evento.

Segundo Lopes, os participantes terão acesso a pesquisas recentes na área, palestras, simpósios, workshops e apresentações de resumos de artigos, proporcionando uma visão abrangente dos últimos desenvolvimentos em farmacoepidemiologia. “Participantes da academia, agências reguladoras, indústria farmacêutica, órgãos governamentais, empresas de consultoria e seguradoras de saúde se reunirão para compartilhar insights, discutir desafios e explorar soluções inovadoras”, destaca.

Lopes, que é presidente do Comitê Científico do evento — que possui como integrante também a professora do PPGCF da Uniso, Cristiane de Cássia Bergamaschi —, cita que um dos principais objetivos deste congresso é conectar setores críticos — governo, agências reguladoras, indústria e academia — para aprimorar o ecossistema de evidências que embasa as políticas e a tomada de decisões em saúde na América Latina. “Por meio desta plataforma única, buscamos promover o diálogo interdisciplinar, a capacitação e a cooperação regional para impulsionar o impacto da farmacoepidemiologia”, complementa.

Bolsas de estudo 

A Sociedade Internacional de Farmacoepidemiologia (ISPE) fornecerá diversas bolsas de estudo para auxiliar a participação no Congresso. As bolsas cobrirão taxas de inscrição e outras despesas, ampliando as oportunidades de participação, de forma mais diversa e inclusiva. Os interessados em se candidatar a uma bolsa de estudos para o congresso, devem preencher o formulário (https://survey.alchemer.com/s3/8254721/ISPE-LATAM-Conference-Scholarship) até 15 de agosto de 2025.

Atividades

Nos três dias do evento (09 a 11/10) os participantes terão acesso a diversas atividades, dentre elas:

Elaboração e avaliação de artigos científicos (primeiro dia) – Este curso visará “equipar os alunos com as habilidades essenciais para a preparação e avaliação de artigos científicos, com foco nas nuances específicas da pesquisa farmacoepidemiológica”. Palestrantes: Luciane C Lopes (Universidade de Sorocaba), Tais Galvão (Editora-chefe da RESS, Brasil – Membro do ISPE) e Vincent Lo Re (Editor-chefe da PDS, Universidade da Pensilvânia, EUA – Membro do ISPE).

Combate à Resistência Antimicrobiana: Métodos e Perspectivas da Farmacoepidemiologia na Região Latino-Americana (segundo dia) – Este painel apresentará e discutirá a crescente ameaça da resistência antimicrobiana (RAM) na América Latina. Palestrantes: Marcia Gonçalves de Oliveira (Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Brasil), Anahi Cristina Dreser Mansilla (Centro de Pesquisa de Sistemas de Saúde, Instituto Nacional de Saúde Pública, Cuernavaca, México – Membro do ISPE), Vincent Lo Re e  Elisangela Lima (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Neste dia também haverá o Encontro de profissionais do RIG LATAM para troca de sinergias.

Inteligência artificial e bioética em estudos de farmacoepidemiologia (terceiro dia) – Neste debate dinâmico, especialistas argumentarão ambos os lados da moção, fornecendo insights sobre as implicações éticas, práticas e científicas dos estudos farmacoepidemiológicos conduzidos por IA. Palestrantes: Felipe Ferre (CONASS) e Raphael Aguiar (UFMG, Brasil) na equipe afirmativa, e Leonardo Castro (ENSP – Fiocruz) e Illara (Fiocruz) representando a equipe negativa. A moderação será da professora Luciane Cruz Lopes da Uniso.

Inscrições

Para inscrição, mais informações e programação completa, acesse o site: ispelatampharmacoepi.uniso.br.

Datas importantes

Submissão de trabalhos: até 31 de julho (todos os resumos aprovados serão publicados na edição especial Pharmacoepidemiology Research in Latin America da Pharmacoepidemiology and Drug Safety Wiley).

Inscrição para bolsas de estudos: até 15 de agosto.

Texto: Rafael Filho
Imagem: Divulgação