26 de abril de 2025
Notícia 2

1º Encontro do Observatório da RMS reúne pesquisadores para apresentação de trabalhos

Vinte pesquisas de mestrado e doutorado voltadas ao desenvolvimento da Região Metropolitana de Sorocaba foram apresentadas na tarde da última quarta-feira (23) durante o 1º Encontro de Pesquisadores do Observatório de Desenvolvimento da RMS realizado na Universidade de Sorocaba.

A condução do encontro ficou aos cuidados das professoras doutoras Maria Ogécia Drigo (PPGCC) e Valquíria Yoshida (PPGPTA) que fizeram um balanço do evento ressaltando a rede de pesquisa e conhecimento que ficou fortalecida e anunciando a segunda edição para 2026 com resultados dos primeiros trabalhos finalizados.

O observatório envolve quatro Programas de Pós-graduação da Uniso e conta com financiamento do CNPq para a realização das pesquisas nas áreas da Educação, Comunicação e Cultura, Ciências Farmacêuticas e Processos Tecnológicos e Ambientais.

A proposta do evento foi possibilitar o diálogo e a troca de conhecimentos entre os participantes do observatório. O compartilhamento de apurações e dados já coletados já se tornou viável a medida que os pesquisadores identificaram interesses comuns e estreitaram contatos. O encontro foi aberto ao público externo e atraiu pesquisadores de outras instituições e a comunidade externa, gerando manifestações de incentivo às pesquisas e às articulações voltadas à divulgação e ações junto aos gestores públicos da RMS.

O EPO é uma iniciativa que reforça o compromisso da Uniso com a produção científica e o desenvolvimento regional. Um dos aspectos estudados pelos pesquisadores é o Rio Sorocaba. Ingressantes do programa de pós-graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação e, também, em Comunicação e Cultura estão desenvolvendo pesquisas que envolvem múltiplos olhares sobre o rio que atravessa Sorocaba e vários outros municípios da RMS, sendo um dos principais afluentes do Tietê.

Este ano o evento conta com o Corpo Editorial formado por Camila Caldini Coutinho, Carlos Carvalho Cavalheiro, Daniel Bertoli Gonçalves, Gabriela dos Santos Luchetti Vieira, Maria Ogécia Drigo e Valquíria Miwa Hanai Yoshida. Na equipe de apoio técnico estão Vilma Franzoni (Normalização), Silmara Pereira da Silva Martins (Produção Editorial), Assecoms (Arte e Capa), Wesley dos Santos Rodrigues (produção de site).

Texto: Agência Focas de Jornalismo.

Fotos: João Aoki.